Associação Artyôga oferece cursos gratuitos para adolescentes carentes na comunidade do Roger
Por Magno França
Jovens alunos egressos do Centro Cultural Piollin ao completarem a idade máxima permitida pela escola formou um grupo com 15 membros no ano de 2005, com o intuito de dar continuidade aos projetos anteriormente vivenciados.Agora não mais como alunos e sim como protagonistas das suas próprias histórias, fundaram, em 2009, o Grupo Jovem Piollin, atual Associação de Teatro Artes e Yôga (Artyôga).
Todos os membros são oriundos do bairro do Roger e de áreas adjacentes, onde os projetos aprovados pela associação foram desenvolvidos e apresentados, tais como: Cambarte, Teatro Ecológico, dentre outros. Além do evento “Roger Mostra sua cara. ’’As principais atividades culturais desenvolvidas pela instituição são oficinas de teatro, yoga, informática, violão e inglês básico. O espaço está localizado na Rua Joaquim Nabuco, 36.Os trabalhos realizados pela entidade são voltados, prioritariamente, para crianças, adolescentes e jovens dos bairros carentes de João Pessoa, abordando assuntos de interesse geral. No futuro, podem ser estendidos para outras comunidades, bem como para outras faixas etárias.
Rafaela Ribeiro, Vice Presidente da Associação, explica: “o mais importante é o impacto que os trabalhos oferecidos causam na vida das crianças e adolescentes. Pois além de fomentar atividades culturais, os cursos geram certificados e também somam nos currículos profissionais dos alunos, tudo de forma gratuita. Vivemos de projetos sociais via editais e doações, onde esses projetos impulsionam a realização das atividades. Queremos melhorar cada vez mais para poder receber a comunidade de forma mais agradável”, relata.
Um pouco mais sobre a Artyoga
A Artyôga é uma instituição de caráter filantrópico, sociocultural e sem fins lucrativos que atua no terceiro setor. Surgiu em 2005, por iniciativa do educador Hércules Félix. Em 2009, o grupo se desvincula totalmente da Escola Piollin, formaliza sua existência jurídica e independente como Associação.
Tendo por valores a criatividade, transparência, resiliência, altruísmo e sustentabilidade, a Associação busca proporcionar autodesenvolvimento para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de comunidades carentes de João Pessoa, através do atendimento sócio-educativo-cultural, com vista à superação de todo tipo de desigualdade social, a partir da prática de valores éticos e morais.